terça-feira, 10 de abril de 2012

Os princípios do Pilates
 
 
Muito além de trabalhar o corpo, o pilates trabalha com interior dos praticantes. Isso significa conquistar mais bem-estar por meio da prática da concentração, respiração e precisão.
De acordo com o livro “O Corpo Pilates”, de Brooke Siler, o método pilates é baseado em seis princípios. Conheça cada um deles:
Concentração – A fim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente – é ela que comanda a ação. Por isso, é fundamental prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem.
Controle O domínio muscular preconizado pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.
Centro de força Temos um grande grupo de músculos no centro – abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de “casa de força”. Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.
Fluidez No método pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Pelo contrário, eles são fluidos, como um longo passo ou uma valsa.
Precisão A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.
Respiração A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.

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