sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SHIATSU

Massagem terapêutica japonesa que consiste em pressionar determinados pontos no corpo, chamados tsubos, pontos vitais para o equilíbrio físico e energético do corpo, através do restabelecimento do fluxo do Ki, a energia vital. É utilizada para tratar diversos tipos de sintomas e desequilíbrios.
Muito mais que uma massagem, o shiatsu é uma forma natural de fortalecer a energia vital e manter a saúde e o bem estar.

Indicações

  • Tensões e dores musculares
  • Estresse
  • Enxaqueca
  • Dores na coluna vertebral
  • Problemas respiratórios
  • Correção postural

O que é o Shiatsu e sua origem

O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados meridianos e se relacionam com os órgãos internos. A energia vital que flui por esses canais ou meridianos é chamada Ki, em japonês, ou Chi em chinês.
Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos: "shi" significa dedos e "atsu" significa pressão ou contato.
O shiatsu tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.
Na Medicina Oriental, a doença é uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo do Ki, um desequilíbrio na energia da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo do Ki, é através do shiatsu. Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá produzir mais Ki para circular na área com energia estagnada ou com dor.
O Shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China.
A Tradicional Medicina Chinesa foi levada para o Japão aproximadamente no século X a.C, quando os chineses invadiram o Japão.
O Tao Yinn: um sistema que pertencia a Tradicional Medicina Chinesa, que consistia de exercícios voltados para a saúde, combinavam auto-massagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer. O Tao Yinn associado a outras técnicas deu origem a uma massagem chamada Anma, que por sua vez, deu origem ao shiatsu.
No século XX terapeutas japoneses desenvolveram o shiatsu de uma forma terapêutica profissional, entre os mais destacados, Tokujiro Namikoshi e Shizuto Masunaga. Desde a década de 50 o shiatsu foi reconhecido pelo governo japonês como terapia. É reconhecido pelo Ministério da Saúde do Japão como "uma forma de manipulação que visa corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas".
O shiatsu se tornou mais conhecido na Europa e Estados Unidos na década de 70 e, no Brasil, o shiatsu veio através dos imigrantes japoneses ficando restrito à  colônia nipônica e só em 1980 se tornou mais divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário