sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tantra Yoga

Tantra Yoga  



Tantra em sânscrito quer dizer urdidura, a trama do tecido, a trama de uma tapeçaria que se estende. Na verdade o Tantra nada tem a ver com super sexualidade, sexo sem limites ou qualquer coisa que sugira a promiscuidade sexual.
O Tantra é uma linhagem cultural com perfil iniciático que prescreve segredos com juramento de silêncio, fundamentada em habilidades profissionais que são transmitidas dentro da família. Esses ensinamentos estão de acordo com a filosofia do Yoga e é transmitido como herança e patrimônio dessa mesma cultura, especialmente para o fortalecimento da família econômica e espiritualmente.
O Tantra tem como princípio o culto do feminino, da Grande Mãe, buscando a manifestação psíquica da força do feminino dentro de nós, que na índia é simbolizado pela deusa Shakti. Esse movimento influenciou demasiadamente a religião, a ética, a arte e a literatura indianas.
Portanto, o Tantra se desenha através do tempo como uma outra e antiquíssima filosofia hindu, dentre tantas. O Tantra presa pela continuidade biológica e orienta a vida do casal e cada família possui seu próprio Tantra. O sexo entra como parte fundamental no estabelecimento das raízes dessa família, parte fundamental da vida de um casal. Por isso no Tantra o sexo também é ensinado como uma forma de trazer prazer e alegria ao seu companheiro ou companheira.
O Tantra nada tem a ver com a forma ocidental de ver e lidar com o sexo. No Tantra, o sexo é transmitido como um ato sagrado, encontro entre o deus (masculino) e a deusa (feminino). O sexo, na Índia, é visto antes de tudo como uma prática de elevação espiritual, e no Tantra podemos encontrar também a prática do maithuna, que é uma técnica que "ensina" o domínio dos apetites sexuais.
O mais importante aqui é o esclarecimento do que é o Tantra, pois hoje encontramos muitas armadilhas oferecendo técnicas miraculosas para o desbloqueio da repressão da energia sexual, problemas estes comumente encontrados dentro do consultório.
O verdadeiro conhecimento nos afasta da ignorância e dessas perigosas armadilhas, mais do que frequentes no mundo ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário