segunda-feira, 25 de julho de 2011

Phitoterapia

Óleo de Copaíba: a farmácia natural da Amazônia


Copaibeira
Copaibeira
Também conhecido como bálsamo de copaíba, o óleo de copaíba é obtido da copaibeira, árvore amazônica que chega a 45 metros de altura, por meio de uma incisão no tronco, do qual escorre em forma de resina.
Os primeiros a utilizarem o Óleo de Copaíba foram os índios da Amazônia que untavam o corpo depois dos combates e caças para aliviar lesões e curar feridas. Eles provavelmente aprenderam ao observar o comportamento de  animais  feridos que esfregavam-se nos troncos das copaibeiras.

Remédio Colonial”

Com o descobrimento, os primeiros colonos sofreram muito com doenças tropicais e a falta de recursos, assim, o óleo de copaíba foi uma ótima opção medicamentosa utilizada por médicos do Brasil colonial que contornavam a escassez de remédios causada pelo suprimento irregular recorrendo às drogas indígenas; Dentre elas o óleo das copaibeiras tinha alto prestígio.
Não demorou para que o óleo de copaíba passasse a ser utilizado amplamente por moradores, exploradores e missionários do Brasil colônia. Incrivelmente poderosa, a Copaíba é até hoje um antibiótico da mata, que salva vidas de caboclos e índios feridos do Brasil e do Perú amazônico. A casca da copaibeira também é utilizada na forma de chá como antinflamatório.

Extração sustentável”

A grande demanda pelo óleo coloca as copaibeiras em risco, por isso a extração responsável é necessária para não esgotar as copaibeiras da natureza, conforme mostra matéria do Globo Reporter sobre a extração sustentável do óleo de copaíba feita na amazônia:

Ação comprovada”

Estudos recentes comprovaram o potencial farmacológico do óleo de copaíba, com atividades como:
- anti-câncer (faltam testes em humanos);
- impede crescimento do trypanosoma cruzi, causador do mal de Chagas;
- antisséptico;
- cicatrizante;
- antiinflamatório;
- combate aos vírus HPV, causadores do câncer do colo do útero.

Na massoterapia”

Massagem & Óleo de Copaíba
Massagem com Óleo de Copaíba
Se você é adepto de massoterapia, provavelmente já ouviu falar do óleo de copaíba!
O uso do óleo de copaíba em massagem é muito difundido porque a ação antiinflamatória e analgésica (bloqueadora da dor) dos ativos presentes no óleo são potencializadas quando ele é aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem.
Assim, além de endireitar o corpo e ser eficaz no combate ao estresse diário, a massagem feita com óleo de copaíba apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular e outras) e inflamações corporais localizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário