terça-feira, 26 de outubro de 2010

Yoga

Yoga


Àsanas (Posiçoes de Yoga)

Yoga é uma ciência milenar psicofisicoterápica que cuida da nossa saúde integral através de prática corporal, alongamento, prática respiratória, concentração, meditação e relaxamento.
Os exercícios de Yoga são posturas suaves, que equilibram as glândulas endócrinas, os centros energéticos (cakras), a atividade cerebral com os seus neurotransmissores e diversos órgãos internos, acalmando a mente e facilitando a prática de meditação. Além disso, as ásanas alongam os músculos e melhoram o tônus muscular, proporcionando flexibilidade, leveza, de movimento, postura correta, beleza da pele, etc.
Quando acompanhada de uma dieta saudável, preferencialmente a alimentação lacto-vegetariana, esta prática constitui recurso eficaz e cientificamente comprovado para assegurar saúde plena e longevidade.

Essa interrelação foi percebida há muito tempo atrás por iogues, que desenvolveram um sistema de exercícios para exercer uma determinada pressão sobre as várias glândulas endócrinas. Há milhares de anos, bem no interior das antigas florestas da India e da China, viveram iogues que dedicaram suas vidas ao domínio do corpo e da mente. aquele ambiente calmo e tranqüilo, eles costumavam observar cuidadosamente os animais que partilhavam da sua solidão - como eles descansavam, como instintivamente se curavam quando doentes. Quando experimentaram em seus próprios corpos as diferentes posturas dos animais, esses iogues sentiram os efeitos sutis desses movimentos em seus próprios órgãos e glândulas. Após milhares de anos de experiências, essas posturas que imitavam os animais, inventadas pelos iogues, foram refinadas para um sistema científico de milhares de exercícios chamados ásanas, muitos dos quais tendo recebido os nomes dos animais que os inspiraram - cobra, coelho, leão, pássaro, macaco, tartaruga, pavão, etc...


Ásanas significa literalmente "postura facilmente mantida". A pressão sutil da postura de yoga, estaticamente mantida por um certo período de tempo, restabelece a correta secreção dos hormônios, resultando num equilíbrio emocional e, conseqüentemente, na saúde fisíca e mental.
 
Principais Benefícios do Yoga
>Combate o sintomas do stress, recupera seu equilíbrio físico, psíquico e energético;
>Prepara você para lidar melhor com as situações que causam stress;
>Desenvolve auto-domínio, calma, tranquilidade, equilíbrio e clareza mental;
 
Rejuvenesce e revitaliza todo seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário